Imagem monumento

A Imagem monumento representa a iconografia de um objeto da cultura material de um povo, de uma sociedade e de um período histórico. Pelas definições da Cultura material de Bucaille e Pesez (1989), a imagem monumento pode ser considerada um artefato gráfico, uma iconografia documental que representa parcialmente determinado aspecto da história de um país por meio de um objeto cultural. Para os autores, esses documentos são fontes de pesquisas arqueológicas e não podem ser examinados sem o contexto socioeconômico e político do país ao qual esta referência material pertence.

A imagem monumento é definida de diferentes formas por alguns pesquisadores. Para o historiador Le Goff (1990), esta imagem deve ser examinada tanto sob a perspectiva de valorização simbólica de um acontecimento, ou de um personagem, como a da crítica ao documento. Para Lavoie (2003) esta contém alta carga simbólica capaz de evocar, imitar ou reconstruir um momento histórico. Por ser altamente reprodutível e circular em várias mídias, a imagem esvazia-se de seu contexto para se tornar um símbolo genérico, uma referência estética (LOPES, 2014).

Esta imagem documental não consegue expressar todos os aspectos envolvidos em um registro realizado por um viés estético ou ideológico. Ou seja, uma imagem monumento pode ter um viés arquivístico e pode também ser considerada um documento iconográfico e um artefato material em permanente evolução, no sentido de que sua interpretação na contemporaneidade pode ter novos significados, a partir de leituras decoloniais reparadoras da história de muitos povos.