Notas para um recomeço

Esta tese termina com algumas notas para um recomeço, com a certeza de que as respostas e argumentos trazidos ao longo do trabalho suscitam outros desdobramentos e novas investigações.

A fim de desvendarmos a imagem-mensagem a partir da lente do design, a conversa entre os aportes teóricos e os experimentos gráficos foram estruturados em três pilares: A imagem no design, Modos de ver e Imageria. Pelos temas abordados, a pesquisa abre a possibilidade de diálogos com os campos da filosofia, da imagem, da história do design e da prática do design gráfico em interfaces digitais. A tese, portanto, pode ser melhor compreendida pela sua proposta teórico-metodológica considerando o modo como olhamos para a imagem sob a ótica projetual do design contemporâneo.

A hipótese da tese, provocada pelo questionamento das postagens de pequenos cartazes dissidentes nas redes, gerou uma discussão em torno da potencialidade da imagem no design contemporâneo. Ao percorrer os objetivos propostos, constatamos como este artefato gráfico está vinculado a contextos sociopolíticos e às constantes renovações tecnológicas, políticas de visualização e de apagamento do que é produzido e veiculado nas redes sociais. Portanto, analisar imagens em constantes deslocamentos e evolução, decorrentes das possibilidades técnicas, de circulação e interação, é um ato de pesquisa contínuo.

A complexidade em delimitar a discussão conceitual é um exercício e um partido em assumir a elasticidade dos contornos da pesquisa. Como autora e designer gráfica, defini deliberadamente quando esticar o elástico, seja no aspecto formal da tese, em forma de site, na proposição dos experimentos gráficos e na elaboração das próprias ferramentas de pesquisa, como também na extensão de alguns assuntos, incluindo, por exemplo, o Glossário Imageria, composto de tipologias relacionadas à imagem digital contemporânea. Além de outros itens, como curiosidades sobre a função do objeto calendário em uma perspectiva histórica.

A liberdade e elasticidade em definir os contornos de uma tese me parecem fundamentais para um pesquisador. Neste caso, foi um percurso importante de autonomia e de busca do equilíbrio entre teoria, prática e linguagem projetual, para responder aos desafios propostos pelas questões enunciadas.

A criação das duas galerias de imagens Design de Impacto e Uso de IA para fins artísticos e curatoriais com trabalhos de designers e artistas funcionam como conexões às imagens-mensagens e aos experimentos Calendário Dissidente e Pantone Político. Cumprem com o objetivo de situar os resultados da pesquisa no campo do design e da artemídia numa espécie de arqueologia de trabalhos criativos.

Por fim, a tese traz um inventário de parte da cultura do design e da memória gráfica brasileira, representativos de um conturbado período social e político entre os anos de 2018 e 2021. As imagens-mensagens ativistas disponíveis no Calendário Dissidente constituem um arquivo que merece continuidade e provoca outros olhares.

O site imageria.fau.usp.br, é uma compilação on-line de toda a tese, ampliando, as possibilidades de trocas com outros pesquisadores dos campos da imagem e do design, além do público em geral.

Que a dissidência seja norteadora de outras manifestações criativas e científicas.