Agradecimentos

Agradeço a oportunidade de realizar esta pesquisa na FAU-USP, instituição que me acolheu na graduação (1986 a 1990), no mestrado e na sequência no Curso de Pós-graduação em Design, do qual tenho orgulho de pertencer à primeira turma de doutores.

À Profa. Giselle Beiguelman pelo incentivo em ir além, por abraçar o tema e os rumos pouco convencionais desta pesquisa. Pela orientação, parceria, generosidade e articulação com grupos de pesquisa e instituições, em especial o Centro de Inovação e Inteligência Artificial da Universidade de São Paulo (Inova USP) e o Grupo Estéticas da Memória do Século 21, do Lab. OUTROS da FAU.

Ao Prof. Fabio Cozman, Diretor do Inova USP, por receber a pesquisa no campo das humanidades digitais com tanto entusiasmo, me convidando a integrar ao centro como pesquisadora residente, disponibilizando equipe e infraestrutura necessárias para o desenvolvimento da pesquisa com aprendizagem de máquina.

Aos parceiros Gustavo Poletti, Vinicius Imaizumi e Vinicius Ariel – cientistas de dados, estudantes de graduação da POLI e pesquisadores do Inova –, por aceitarem o desafio de criarmos classificadores estéticos de imagem. Pela dedicação e colaboração no design set dos experimentos Calendário Dissidente e Pantone Político. Ao artista Bruno Moreschi, meu colega e parceiro na residência do Inova, pelas trocas e generosidade. À participação essencial de Clara Willer, Polyana Inácio, Bruno Favaretto, Roberta Berardo, Marcelo Gusmão, Eduardo Musa em estágios diferentes da pesquisa.

Às Profas. Clice Mazzilli e Priscilla Farias, professoras do Curso de Design da Pós-graduação da FAU-USP, pelo incentivo na produção dos experimentos gráficos como parte essencial da tese, e pelas sugestões de referências no campo do design. Aos colegas, e agora amigos da pós-graduação, os demonumenters e masp. etc. Ana Ottoni, André Deak, Artur Cordeiro, Cassia Hosni, Erica Ferrari, Lucas Bambozzi, Luiz Felipe Abbud, Nathalia Lavigne e Renato Almeida Prado, uma turma especial de orientandos da Giselle. E ao Deidson Rafael, da TI da FAU, sempre disponível para me salvar dos bugs internéticos.

Por fim, agradeço a compreensão e paciência dos meus amores Jerô, Teresa, Tarsila, Antonio e minha mãe Rita. E o incentivo da acadêmica estelar da família, Anna Maria Pessoa de Carvalho e das amigas e doutoras Catherine Otondo e Ana Claudia Patitucci.