Modos de ler

O formato site, escolhido para a leitura desta tese, reforça seu caráter sistêmico e rizomático – termo extraído da botânica. O conceito filosófico de rizoma (DELEUZE; GUATTARI, 1996) se aplica no entendimento da distribuição horizontal e orgânica de assuntos interdependentes, em ramificações de ações e conteúdos, que se multiplicam, se transformam em cada ação multiplicadora, não necessariamente sem hierarquia, mas em outra organização funcional.

O caráter experimental do trabalho, a intersecção dos campos de estudo e a maneira diagramática em que esses assuntos estão interligados inspirou a busca de gêneros narrativos, a fim de oferecer, por meio da visão de um designer gráfico, a melhor compreensão dos assuntos tratados. A tese, como um todo, está estruturada em uma arquitetura de informações organizadas em três capítulos conectados por meio de links, permitindo uma leitura articulada entre os conteúdos e os experimentos gráficos digitais Calendário Dissidente: cultura visual e memória gráfica brasileira e Pantone Político. Os textos de cada tópico estão sempre relacionados a um produto gráfico, de modo que as questões tratadas, são respondidas por meio de camadas de narrativas visuais e textuais que se interconectam.

A cultura do link, do dado e da forma com que consumimos informação e assimilamos conhecimento mudou completamente com a internet, sobretudo com a experiência do ensino e trabalho remoto durante a pandemia. Esta publicação em formato de site, não deixa de ser também uma resposta às reflexões de novas práticas acadêmicas que possam transcender as bibliotecas. Este formato nos dá a possibilidade de ampliar o alcance do trabalho, alcançar novos leitores e públicos diversos, situados além da academia.

O site também oferece a possibilidade de leitura em pdf, disponível para download e impressão em arquivo único e paginado, a fim de facilitar os apontamentos da banca examinadora e as futuras citações. Nesse formato, é possível acessar os experimentos gráficos e galerias virtuais através de links para os respectivos itens.

O projeto gráfico da publicação interativa, publicada no site www.imageria.fau.usp.br, se aproveita das vantagens que esta mídia oferece e reflete o percurso investigativo desta pesquisa considerando o papel do design gráfico na contemporaneidade. O formato se contrapõe ao modo estanque das publicações acadêmicas impressas, estruturadas em uma leitura linear e horizontal pensada para o suporte papel, dificultando a integração aos vídeos e outros experimentos digitais que possam conter. No site, integramos a leitura dos conteúdos textuais, dos experimentos gráficos, das galerias expositivas e do glossário na mesma interface. Nesta plataforma, idealizamos que a experiência de leitura indique sobre o modo inter-relacionados do conteúdo, sem perda do rigor esperado nesta pesquisa que se desdobra em uma tese.