Imagem GIF

A imagem GIF, acrônimo Graphics Interchange Format (Formato de Intercâmbio de Gráficos), é um formato de imagem que possibilita a compactação de diversas imagens sequenciais, resultando em uma imagem cinética, de baixa definição cromática, de apenas 256 cores. Não é um vídeo e não tem áudio. Lançado pela empresa de computação CompuServe em 1987, foi criado para ser usado exclusivamente no ambiente da internet, sendo compatível para vários sistemas operacionais.

A estratégia agregadora de muitos frames em uma montagem foi amplamente aceita nas redes sociais e a linguagem mecanizada marca a linguagem gráfica de muitas narrativas visuais, muitas vezes precárias e bem-humoradas, feitas pelos usuários para gerar engajamento.

Manovich (2001) traça um interessante paralelo entre teorias aplicadas ao cinema para ilustrar o vocabulário das novas mídias. Este procedimento de linguagem cinética que marca a cultura digital das redes guarda fortes relações com o cinema experimental de Dzigo Vertov (1929), no filme Man with a moving camera. Procedimentos de copy and paste, assim como o da repetição e o loop de imagens usadas nos filmes do cineasta preconizam o GIF. Conceitos como composição digital, montagem, signos móveis, hierarquia de camadas dos objetos de mídia, sistemas operacionais, são exemplos de novas estéticas e procedimentos da era digital (MANOVICH, 2001, p. 243).