Imagem deslocada

A imagem deslocada é fruto dos agenciamentos coletivos realizados pelas pessoas usuárias das redes que, ao taguear uma imagem com uma legenda – palavras-chave precedidas do sinal de # (símbolo do termo hashtag) – permitem que essa se desloque para outros contextos, gerando significados dinâmicos para espectadores que as lerão a partir de suas realidades, repertórios culturais e configurações dos seus dispositivos celulares e aplicativos.

A ecologia informacional das imagens digitais que circulam nas redes sociais é cada vez mais complexa e agrega, em cada ação do usuário, novos receptores, possíveis atores de novas estratégias poéticas e políticas. As características como “deslocamento” enunciam este tipo específico de imagem, sujeita à lógica do “pronto para uso” de distribuição das plataformas como as redes sociais (PAUL, 2011, p. 110).

A classificação algorítmica das imagens por meio das tags (hashtag e pin de georreferenciação no caso do Instagram) traz novos paradigmas classificatórios em um contexto de produção dinâmica de storytelling, realizado com as imagens deslocadas que circulam nas redes.

Sara Diamond (2005) e Victoria Vesna (2007) também apontam o caráter coletivo e o potencial criativo como principais características desta imagem informacional e tagueada, por nós denominada como “imagem deslocada”. Ela está subordinada pelos agenciamentos escritos e temáticos das hashtags e inspiram novas adições estéticas nos futuros deslocamentos pelas redes.